As pintas são lesões pigmentadas, geralmente planas, simétricas, regulares, de cor uniforme marrom a negro. Elas podem eventualmente alterar sua forma e dar origem a um câncer de pele melanoma.
Quanto maior o número de pintas, mais devemos ficar atentos e monitorar quaisquer alterações das mesmas. Para avaliar se uma pinta tem potencial maior de se transformar num câncer de pele, deve ser levado levar em consideração os seguintes parâmetros: se antes a pinta era redondinha e agora está ficando assimétrica; observar se as bordas estão ficando irregulares; se numa mesma pinta começam a surgir várias cores como preto, azul, cinza, esverdeado, vários tons de marrom; e se o diâmetro da pinta ultrapassa 6 mm.
Clinicamente, o melanoma pode apresentar-se como uma lesão enegrecida em crescimento, mas também existem formas com pouco ou nenhum pigmento. Em torno de 20 a 30% das lesões surgem de nevos (“pintas”) pré-existentes. A presença de vários nervos é um fator de risco para melanoma.
O diagnóstico precoce da lesão é a melhor forma de evitar metástase sendo a dermatoscopia e o mapeamento corporal de nevos importantes ferramentas para diagnóstico e seguimento dos pacientes. Quando diagnosticado em sua fase inicial, o melanoma tem um risco mínimo ou inexistente de metástase, uma vez que a cirurgia da lesão com margem adequada é curativa.
Na dúvida ou ao menor sinal de alteração, consulte um dermatologista. A Clínica Mônica Aribi está à disposição. Marque uma consulta.
Marque sua consulta e faça uma avaliação.
Cínica Mônica Aribi
Avenida Angélica, 2133 – 5º Andar – Sala 52 – CEP: 01228-200 São Paulo-SP
Telefones: (11) 3798-9091/9092/9093
Whatsapp: (11) 98108-7236
Siga nossas Redes Sociais:
Instagram: @dramonicaaribi
Youtube: clinicaMonicaAribi