O pesadelo de acordar com uma espinha no meio do rosto é típico da adolescência. Mas há quem siga encarando o problema mesmo bem depois do fim da adolescência: a acne na idade adulta é bem mais comum nas mulheres do que nos homens, pois decorre, entre outros fatores, da influência dos hormônios sexuais.
Causas
- Predisposição genética.
- Pacientes obesas, diabéticas e que tenham síndrome metabólica;
- Cosméticos.
- Alimentação.
- Medicamentos como anabolizantes, corticoides e excesso de vitamina B também contribuem para a formação de cravos e espinhas e podem gerar acne.
- Outro culpado por essas inflamações são as pílulas anticoncepcionais, especialmente as chamadas minipílulas, compostas apenas por progesterona. Esse medicamento pode piorar a acne, principalmente no início do uso. Nessa mesma lista, estão os contraceptivos injetáveis e o DIU composto de progesterona.
Como evitar
Para começar, mantenha bons hábitos de limpeza da pele e de alimentação, evitar o uso de cosméticos e maquiagens pesados e gordurosos, que obstruem poros e aumentam a oleosidade da pele, levando à formação de acne. É importante lavar o rosto com sabonetes que controlem a oleosidade sem agredir a barreira cutânea.
Como tratar
Se você já estiver sofrendo com as inflamações de acne: procure um dermatologista para determinar o melhor cuidado. O tratamento inclui limpeza de pele constante. Na Clínica Mônica Aribi, a limpeza de pele também pode ser feita a vácuo. Com isso, há menos dor e a pele não fica marcada.
Para pacientes com acne mais grave, que não podem ou não querem tomar medicamentos como o isotretinoína, há um tratamento de luz pulsada com vácuo que é rápido, indolor e pode ser feito em qualquer época do ano, inclusive no verão. Cada sessão dura cerca de 15 minutos. Os resultados já são visíveis logo na primeira sessão.
Marque sua consulta e faça uma avaliação.
Cínica Mônica Aribi
Avenida Angélica, 2133 – 5º Andar – Sala 52 – CEP: 01228-200 São Paulo-SP
Telefones: (11) 3798-9091/9092/9093
Whatsapp: (11) 98108-7236
Siga nossas Redes Sociais:
Instagram: @dramonicaaribi
Youtube: clinicaMonicaAribi