(11) 3673-9806 • (11) 3864-8237

Olhe para a sua nécessaire de maquiagens e cosméticos. Você mantém algum produto – mesmo ainda fechado – por mais de um ou dois anos? Se sim, é hora de rever isso aí.

É essencial saber que todo cosmético tem data de validade – e é até esse período que você pode comprá-lo – e que a maioria dura de 1 a 3 anos depois de aberto – após isso, eles perdem o seu poder de ação, lembrando que alguns devem ser usados em até 6 meses apenas.

É importante ficar atenta porque nem sempre essas informações estão escritas na embalagem. Alguns fabricantes indicam a duração do produto depois de aberto por meio de um símbolo de um pote aberto. O número escrito ali é o intervalo em meses no qual o cosmético pode ser usado.

Usar maquiagem fora da validade pode trazer consequências nada agradáveis, como ardência e vermelhidão. Outra grande inimiga da pele feminina, a acne pode ser favorecida nessas situações: produtos cremosos ou líquidos vencidos podem ter o óleo separado dos demais componentes, levando a obstrução dos poros e surgimento de acne.

Se produtos como batom, base e blush vencidos já podem desencadear alergias, os danos são maiores quando se fala em máscaras para cílios e lápis, que entram em contato com a parte de dentro dos olhos. Entre as consequências mais sérias estão a conjuntivite, um quadro que causa muito desconforto, vermelhidão e inchaço.